Cidades

Secretários estaduais puxam cavalgada gaúcha na Afonso Pena

Lidiane Kober e Luciana Brazil | 14/09/2013 09:44
Crianças também foram à cavalgada, que abriu a Semana Farroupilha em MS (Foto: Cleber Gellio)
Crianças também foram à cavalgada, que abriu a Semana Farroupilha em MS (Foto: Cleber Gellio)

Vindo dos pampas para Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini puxou, na manhã deste sábado (14), cavalgada na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para marcar o início das comemorações da Semana Farroupilha no Estado. Também gaúcho, o secretário de Habitação e Cidades, Carlos Marun, foi outro a prestigiar a largada das festividades.

“A intenção é reverenciar os que lutaram por ideais e com lealdade na Revolução Farroupilha”, ressaltou Jacini. Ele veio a Mato Grosso do Sul pela primeira vez em 1976 e fixou residência na Capital em 1999. O secretário é natural de São Gabriel (RS) e foi à cavalgada todo caracterizado de bombacha e bota.

Filha de gaúchos, a jornalista Aline Kraemer de Mello Kohl, 33 anos, foi acompanhar o pai, João Ermelindo de Mello, na largada da Semana Farroupilha. “O objetivo é preservar as tradições e se integrar ao povo de Mato Grosso do Sul, que nos acolheu muito bem”, disse.

Ela ainda fez questão de afastar dos gaúchos e a fama de bairristas. “Queremos a integração”, destacou. Em Mato Grosso do Sul, existem 18 CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), dos quais 12 participam das atividades da Semana Farroupilha, de 14 e 21 de setembro.

A programação teve início, às 8 horas, no CTG Tropeiros da Querência. A primeira atividade foi acender a “Chama Crioula” no Parque das Nações Indígenas. Depois, começou a cavalgada, que saiu dos Altos da Afonso Pena em direção ao Centro de Tradições Gaúchas. A cavalo, o grupo segue até o Obelisco e passará pelas ruas José Antônio, Rodolfo José Pinho, Avenida Eduardo Elias Zahran, Avenida Três Barras e Miguel Sutil.

Nos siga no