Cidades

Secretários de educação se reúnem com técnicos do MEC

Redação | 02/04/2009 11:59

Hoje, às 14h, setenta secretários de educação estarão reunidos com técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação) para a apresentação do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O encontro será realizado na sede da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

O objetivo do evento é esclarecer dúvidas sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas), que é o planejamento multidimensional da política de educação que cada município deve fazer para um período de quatro anos (2008 a 2011). Sendo coordenado pelas secretarias municipais de educação, devendo ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Para receberem recursos e apoio técnico do MEC (Ministério da Educação) Estados e municípios devem assinar o plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão, os municípios devem elaborar o PAR.

O evento também tem como objetivo ajudar os municípios na elaboração dos planos. O MEC oferece um roteiro de ações com tabelas mostrando os dados demográficos, censo escolar de cada município e informações sobre como preencher os dados.

Segundo o Ministério, a formação de professores é apontada pelos municípios como uma das prioridades, seguido da construção de creche e melhora da infra-estrutura das escolas urbanas e rurais. Ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.

Nos siga no Google Notícias