Cidades

Secretário diz que muitos internos das Unei's são de 'difícil recuperação'

Francisco Júnior e Graziela Rezende | 17/03/2014 10:39
Secretário participou nesta manhã de evento da PM. (Foto: Pedro Peralta)
Secretário participou nesta manhã de evento da PM. (Foto: Pedro Peralta)

O titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) Wantuir Jacini afirmou nesta manhã (17) que, infelizmente, muito adolescentes internados na UNEI (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, em Campo Grande, são de “difícil recuperação”. A declaração foi feita durante evento promovido pela Polícia Militar na sede do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Na noite da última sexta-feira (14) os internos da UNEI fizeram um motim e destruíram um dos pavilhões da unidade. “ A justiça está fazendo seu trabalho, mas muitos adolescentes são de difícil recuperação”, disse o secretário. Ele informou que engenheiros foram nesta manhã a unidade para fazer o levantamento dos estragados causados pelos internos.

Segundo Jacini, todos os adolescentes que fugiram da unidade no início deste mês já foram recuperados.

Motim – O motim começou por volta das 18 horas de sexta-feira. O Batalhão de Choque precisou usar granada de efeito moral para conter os adolescentes que destruíram cerca de 8 celas de um dos pavilhões.

Conforme consta no Boletim, desde a tarde de sexta-feira, os adolescentes estavam em enfrentando uns aos outros dentro da unidade, sendo que a confusão maior aconteceu no início na noite quando se amotinaram e atearam fogo em um dos pavilhões. O Corpo de Bombeiros foi até o local e conseguiu controlar as chamas, porém os adolescentes continuaram com o motim.

No momento em que os PMs do Batalhão do Choque entraram no pavilhão, um grupo de adolescentes passou a jogar pedaços de concretos contras os policiais, que revidaram com a granadas de efeito moral. Ninguém ficou ferido.

Os policiais conseguiram conter os menores e eles foram colocados de novo nas celas. Não houve fuga. Cinco adolescentes foram encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro.

 

Nos siga no