Cidades

Seca passa de 30 dias em cinco cidades de MS e calor atinge 39ºC

Viviane Oliveira | 31/08/2014 16:49
O dia em Campo Grande foi quente, mas o pessoal que foi prestigiar o Motocross. (Foto: Marcelo Calazans)
O dia em Campo Grande foi quente, mas o pessoal que foi prestigiar o Motocross. (Foto: Marcelo Calazans)

A seca passa de 30 dias em cinco cidade de Mato Grosso do Sul. Os moradores de Cassilândia, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Chapadão do Sul estão sofrendo com a estiagem e a baixa umidade relativa do ar que está entre 22% e 16%. Hoje, de acordo com o Centro de Meteorologia da Uniderp/Anhanguera, a temperatura ficou em torno dos 35ºC e a sensação térmica de 39ºC. 

Conforme o meteorologista da universidade Natálio Abrão, amanhã (1º) o cenário começa a mudar no Centro Sul, Leste e Sudoeste com áreas de instabilidade e muitas nuvens.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência. Com o tempo seco, a poluição, as queimadas em terrenos baldios e em áreas de pastagens aumentam trazendo prejuízo a saúde.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste domingo já choveu em algumas regiões do Estado. A semana que vem começa e permanece diferente dos dias anteriores. Até quinta-feira (4), o tempo será de céu com bastante variação de nebulosidade e temperaturas elevadas.

As instabilidade serão reforçadas, trazendo chuvas ocasionais de forma esparsa pelo Estado, principalmente na parte da tarde. Amanhã, em todo Estado, o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva isoladas especialmente no Sul, Centro e Sudoeste. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 36%.

Até quinta-feira (4), o tempo vai ser nublado com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A máxima deve chegar em 38ºC. Em Campo Grande, o domingo foi de sol quente e temperaturas altas.

Nos siga no