Cidades

Seca na Amazônia afeta PIB em MS, diz estudo da WWF

Redação | 23/11/2009 20:59

Conforme relatório da WWF (World Wildlife Fund) - organização não governamental internacional dedicada à conservação da natureza, a seca de parte da Amazônia estendeu impactos negativos no resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de estados como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com o WWF, o problema resulta em retração da indústria e comércio e deterioração das contas públicas.

Segundo matéria divulgada no Estadão, o estudo da WWF aponta que uma série de estudos revela que a floresta amazônica deverá sofrer uma impactante diminuição de sua área até o fim deste século devido ao aumento da frequência de seca nas suas regiões sul e oeste.

O relatório da WWF revela que serão necessários US$ 3 trilhões para diminuir o impacto causado pela emissão do dióxido de carbono (CO2) no mundo. A Amazônia é responsável pela captação de 20% do gás de efeito estufa produzido no mundo.

A poucas semanas da cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) que debaterá sobre o clima mundial, o relatório frisa o problema do desmatamento, a queda do nível de chuvas, em decorrência do aumento da temperatura global, que poderá significar a perda de 3,9 a 4,3 milhões de metros quadrados da floresta amazônica nos próximos 90 anos.

Nos siga no Google Notícias