Cidades

Saúde vai revisar casos de dengue neurológica em MS

Redação | 28/01/2008 15:28

Os dez casos registrados de complicações neurológicas em decorrência de dengue registrados em Campo Grande serão revisados. A informação é do infectologista da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Rivaldo Venâncio, que acompanhou os casos registrados no Hospital Dia e no HU/UFMS (Hospital Universitário da UFMS) no ano passado.

Conforme o infectologista, o levantamento dos prontuários fica pronto até o fim de fevereiro. O objetivo da revisão é depurar o diagnóstico e reforçar as conclusões sobre os casos. Já está confirmado que todas as pessoas tiveram dengue, nenhuma delas na forma hemorrágica. Na maioria dos casos, as complicações neurológicas apareceram depois que a febre cedeu, mas houve acometimentos no auge da infecção.

Entre os pacientes foram registradas diversas complicações neurológicas, nenhum apresentou seqüelas. "Regridem de forma satisfatória de uma, duas semanas ou no caso tardio até três meses". Das manifestações descritas pelo comprometimento neurológico estão: dificuldades parar caminhar, atrofia parcial de braços e paralisia facial.

Rivaldo Venâncio explica que o quadro integra os sintomas da dengue clássica, ou seja, não é um novo tipo da doença. "Há pelo menos dez anos existem essas descrições", afirma. Em Campo Grande, o comprometimento neurológico como conseqüência da dengue é descrito há cerca de seis anos, disse o infectologista.

Nos siga no Google Notícias