Cidades

Santa Casa retoma transplante de rins, depois de 6 dias de suspensão

Francisco Júnior | 01/02/2013 08:41
Cirurgias são retomadas nesta sexta-feira. (Foto: Arquivo)
Cirurgias são retomadas nesta sexta-feira. (Foto: Arquivo)

A Santa Casa de Campo Grande retoma nesta sexta-feira (1) as cirurgias para transplante de rins. O procedimento estava paralisado desde o dia 25 deste mês devido à falta de um protocolo padrão para a realização das cirurgias.

Ontem (31), as duas equipes responsáveis pelos transplantes definiram um protocolo para o procedimento durante reunião. O padrão das cirurgias serão os mesmos pelo Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo, como já havia divulgado diretor técnico da Santa Casa, Luís Alberto Kanamura.

No dia 25, o diretor técnico encaminhou um documento à direção do hospital justificando a suspensão. Ele explicou que a paralisação se fazia necessária “para a definição de um protocolo interno dos serviços de apoio administrativo e técnico que possibilitará o retorno na realização dos transplantes sem risco par aos pacientes e profissionais que atuam na área”.

Esse protocolo padrão era uma cobrança feita pela Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantes de Mato Grosso do Sul (Recromassul).

Hoje a fila de espera é de 393 em Mato Grosso do Sul e a Santa Casa é o único hospital do Estado que faz esse tipo de cirurgia. No ano passado, foram realizados 43 transplantes de rins no hospital.

Nos siga no