Cidades

Santa Casa compra máquina para fracionar medicamento

Redação | 08/10/2009 11:20

A Santa Casa de Campo Grande adquiriu uma máquina para fracionar medicamentos. A compra do equipamento está inserida na reforma do setor de farmácia, que teve início dia 05 de outubro.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a mudança deverá gerar economia média de 45% nos custos. Com a reforma, os pacientes internados na Santa Casa receberão doses personalizadas de medicamentos.

Para individualizar a entrega em todos os leitos, a Santa Casa automatizou o processo de separação dos medicamentos, que até então era feita manualmente.

O equipamento permite o fracionamento automático de cápsulas e comprimidos em embalagens apropriadas, que conservam as propriedades originais dos fármacos, conforme a assessoria.

A embalagem fracionada já sai do equipamento com informações como lote, validade, nome do medicamento, princípio ativo, código de barras, entre outras, julgadas pertinentes pelo responsável técnico, impressa permanentemente e de forma legível.

A partir de agora a aquisição dos medicamentos será a granel e não mais como embalagem hospitalar. A próxima obra na Unidade Funcional Farmácia será a construção da unidade de dispensação unitária de líquidos e soluções, que deverá gerar uma economia de pelo menos 65% para a Santa Casa.

Para o hospital, esta é uma importante forma de combater o desperdício e reduzir o tempo gasto pelas equipes de enfermagem com tarefas medicamentosas.

Nos siga no Google Notícias