Cidades

Romarias de Nossa Senhora Aparecida devem reunir cerca de 20 mil fieis

Luciana Brazil | 08/10/2013 13:46

Em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cerca de 20 mil fiéis devem participar, em Campo Grande e no interior do Estado, das festividades em honra a Mãe de Jesus. A data, que reúne milhares de devotos, é sinal de fé para os católicos que reconhecem em Maria o rosto materno de Deus.

Entre romarias e carreatas, a programação para o dia 12 de outubro é extensa e deve levar pelo menos mil devotos de Campo Grande até a cidade de Bandeirantes, onde haverá celebração. Segundo o padre Luciano Scampini, o município tem o segundo santuário mariano do Estado. "O primeiro é no bairro das moreninhas", afirmou.

Na Capital, aproximadamente 20 mil pessoas devem participar na sexta-feira da 23°Romaria das Paróquias Palotinas (São Vicente Palotti) de Campo Grande, que reúne quatro paróquias e 42 comunidades.

Os fiéis se concentrarão nas igrejas às 7 horas e seguirão em procissão até o Centro de Formação São Vicente Palotti, no bairro Albuquerque, em Campo Grande.

Segundo o padre da paróquia Santa Rita de Cássia, do bairro Universitário, Jorcelei José Tavares, o percurso dos fiéis é feito para que as comunidades se encontrem durante a procissão e sigam juntas até o Centro de Formação.

“No caso da paróquia Santa Rita de Cássia serão reunidas 11 comunidades. O início será na comunidade Maria Mãe do Bom Pastor, no Jardim Itamaracá. Os fiéis virão juntos até o centro de formação”.

Após a chegada dos devotos, será celebrada uma missa. Haverá almoço e em seguida um show de prêmios (bingo). Os recursos arrecadados durante o bingo serão utilizados na formação de lideranças da igreja, no Centro de Formação.

No ano passado, aproximadamente 18 mil pessoas participaram da romaria, segundo Jocerlei.

“Falar de Nossa Senhora é falar da religiosidade popular. É difícil uma família que não tenha a imagem de Nossa Senhora em casa. Ela é o rosto materno de Deus”.

“A mãe sempre sabe da necessidade dos filhos e assim é Maria com a gente. Desde que Jesus disse ao apóstolo João: ‘Eis aí tua Mãe’, ela se tornou a mãe de todos nós. Não é possível crer em Jesus sem reconhecer Maria como a nossa mãe”.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, na Avenida Tamandaré, a 31° festa começou no dia 3 de outubro, com a novena. No dia 12, a programação começa às 7 horas, com uma procissão que vai percorrer todas as ruas do bairro. Em seguida será celebrada a missa.

Após a celebração será servido um café da manhã, e às 9 horas os devotos poderão saborear bolo de 31 metros. A paróquia vai oferecer também um carreteiro no almoço.

Às 12 horas haverá missa, às 16 horas uma carreata que vai percorrer a cidade, e às 19 horas uma missa solene encerra os festejos.

Nos siga no Google Notícias