Cidades

Retirada de entulho dos córregos escoa água das chuvas

Redação | 20/08/2009 09:27

A limpeza dos córregos centrais de Campo Grande, autorizada nesta manhã pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB), pretende ajudar no escoamento das chuvas e reduzir transtornos por alagamento.

A ação, segundo o prefeito, faz parte da operação "Córrego Limpo", para preservar os fundos de vale, os pontos mais baixos por onde escoam as águas, e os córregos.

O secretário de Infra-Estrutura, Transporte e Habitação, João De Marco, informou que esta é a primeira vez que os córregos são limpos em Campo Grande. De acordo com ele, a retirada de lixo e entulho vai facilitar o curso da água e o desentupimento dos canos.

"Retirando o lixo dos canos, a passagem da água que era parcial, passa a ser total, e com isso conseguimos evitar a cheia dos córregos", explicou.

O investimento da prefeitura na obra é de R$ 2 milhões. Serão contemplados os principais córregos da cidade, como o Vendas, Anhanduí, Prosa e Segredo. O empreendimento será feito pela empresa AL dos Santos Economia LTDA. O contrato é de um ano.

Segundo o prefeito Nelsinho Trad, a limpeza dos córregos dá continuidade também ao projeto "Saneamento para Todos", que serviu para organizar os fundos de vale e os córregos centrais.

Nelsinho destacou ainda a limpeza dos córregos como agente na redução de danos em dia de chuva forte.

"Antes, nesse cruzamento da Ricardo Brandão com a Joaquim Murtinho, era carro boiando, água entrando, invadindo rua. Em alguns locais, era peixe morto, água preta saindo dos canos, isso tudo está mudando", disse o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, disse esperar contar com o apoio da população para a manutenção da limpeza dos córregos.

Nos siga no Google Notícias