Cidades

Resultado do Enem pode valer por dois anos, diz MEC

Redação | 16/11/2010 14:22

Os resultados obtidos com as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem passar a ser válidos por dois anos, ao invés da validade atual, que é de um ano. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira em audiência no Senado.

A senadora por Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano (PSDB), questionou a garantia dos direitos dos estudantes. "Em nenhum momento minimizei o direito dos estudantes", defendeu-se Haddad.

O MEC (Ministério da Educação) está realizando mapeamento de todos os estudantes que deverão fazer uma nova prova do Enem. Quem precisar refazer o exame não será prejudicado por conta da data dos vestibulares, uma vez que o ministério está em negociação com os reitores para que os calendários não sejam coincidentes.

Nas estimativas do MEC, cerca de 0,1% dos alunos que compareceram ao Enem nos dias 6 e 7 de novembro terão que refazer as provas. "Estamos trabalhando com aquele número, em torno de 0,1% dos estudantes que fizeram a prova. Não posso anunciar a data hoje porque dependo da Cesgranrio e do Cespe. Possivelmente [anuncio a data] esta semana ou na semana que vem", disse Hadad.

O ministério vai analisar as 113 mil atas dos locais de aplicação das provas para ter a certeza de quantos alunos terão que repetir o exame.

Com informações da Folha Online

Nos siga no Google Notícias