Cidades

Remédio contra gripe suína já começou a ser distribuído

Redação | 30/07/2009 20:14

Hoje o Ministério da Saúde começou a entregar aos Estados o primeiro lote do fosfato de osetalmivir, medicamento específico para o tratamento da gripe Influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína. O remédio foi produzido no laboratório Farmanguinhos, da Fiocruz do Rio de Janeiro.

Conforme o Ministério, foram produzidas 2,1 milhões de cápsulas, que correspondem a 210 mil tratamentos. O estoque é suficiente para a produção total de 9 milhões de tratamentos.

O fosfato de osetalmivir é considerado o mais eficiente medicamento, até o momento, no tratamento da gripe suína. Até ser transformado em comprimido, o medicamento passou por testes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que autorizou o processo.

Cada um dos tratamentos é composto por 10 comprimidos de fosfato de osetalmivir, quantidade indicada para uma pessoa.

Indicado para casos graves de qualquer tipo de influenza (causada pelo vírus A (H1N1) e sazonal) e para pessoas que apresentem fatores de risco (gestantes, idosos, crianças menores de dois anos, portadores de problemas crônicos, pessoas com imunodepressão, etc), o medicamento é distribuído num composto de 10 comprimidos.

Nos siga no Google Notícias