Cidades

Relatório da 'MP do Ensino Médio' será entregue na semana que vem

Nyelder Rodrigues | 22/11/2016 19:14

O senador sul-mato-grossense Pedro Chaves dos Santos Filho (PSC), relator da MP 746/2016, que trata da reforma do Ensino Médio, afirmou nesta terça-feira (22) que irá entregar na próxima semana o relatório do trabalho realizado em comissão mista para os componentes votarem a questão.

Pedro Chaves está realizando várias audiências públicas pelo Brasil para debater a reforma com profissionais da área, parlamentares e estudantes. Na semana passada, o senador veio à Campo Grande para discutir o tema, revelando que pretende ampliar a carga horária de 800h/ano para 1.000h/ano.

Além disso, o relator disse que devem ser criados seis "itinerários formativos", como serão chamados o grupo de matérias específicas que serão decididas pelos estados e serão opcionais aos estudantes, direcionando os estudos conforme a área que for atuar - seja na universidade ou mercado de trabalho - após formado.

Os trabalhos da relatoria receberam prorrogação de mais 60 dias. Na próxima segunda-feira (28), Pedro Chaves diz que vai ouvir o ministro da Educação, Mendonça Filho, e os ex-ministros da pasta, Fernando Haddad, Aloízio Mercadante e Renato Janine, para consultá-los sobre medidas a serem tomadas.

Já a entrega do relatório à comissão será feita na terça-feira (29), segundo o senador. Posteriormente, o documento segue para o plenário da Câmara dos Deputados, onde será lido pelo relator-revisor deputado Wilson Filho (PTB-PB). Se aprovado, o relatório volta para o Senado, para votação no plenário até 3 de março.

"As mudanças levaram em conta a posição não só da oposição como também as ponderações dos alunos e do próprio relatório do PL 6840, que veio da Câmara dos Deputados", esclarece Pedro Chaves.

Nos siga no Google Notícias