Cidades

Reinaldo diz que aguarda processo para concluir "presente de grego"

Leonardo Rocha | 21/12/2015 10:44
Reinaldo volta a dizer que Aquário foi presente de grego da antiga gestão (Foto: Fernando Antunes)
Reinaldo volta a dizer que Aquário foi presente de grego da antiga gestão (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a comentar hoje (21), durante entrega de viaturas à Polícia Militar, que aguarda o fim do processo e impasse em relação ao Aquário do Pantanal para terminar a obra, que foi deixada pela gestão anterior. O tucano referiu-se ao proejto como um "presente de grego".

"Nós notificamos a empresa, estamos aguardando os resultados de todos os trâmites para concluir este presente de grego", disse o governador, que desde o começo de sua gestão garantiu que vai terminar todas as obras inacabadas, mesmo destacando ser contrário à obra do Aquário do Pantanal. Segundo ele, os recursos empregados poderiam ser investidos em outras áreas e projetos.

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, já declarou que, como a empresa Egelte, mesmo com decisão judicial, se recusava a assumir o projeto, o governo então iria convocar o segundo colocado do certame, no caso o consórcio formado pelas construtoras Azevedo & Travassos, de São Paulo, e DM, do Paraná.

Miglioli não citou o prazo para realização deste procedimento e a rescisão com a Egelte. Já a empresa paulista informou que iria aguardar o comunicado oficial sobre esta convocação, analisar a obra e depois se posicionar sobre o assunto.

A Egelte alegou que só assumiria a obra se houvesse uma auditoria, para que a população tivesse um "projeto transparente", depois de tantas denúncias e problemas ao longo do tempo. A empresa venceu a licitação em 2014, porém depois a Proteco, de João Amorim, foi sublocada para assumir o trabalho. Como esta passou a ser investigada pela Polícia Federal, o contrato foi suspenso pelo governo estadual.

O Aquário do Pantanal tinha previsão inicial de custar aos cofres públicos R$ 87,6 milhões, no entanto segundo levantamento do próprio poder executivo, pode ultrapassar a cifra de R$ 230 milhões. A princípio seria inaugurado em 2014, no entanto depois de todos estes impasses, o governo espera concluí-lo no ano que vem.

Nos siga no