Cidades

Redução do IPI não baixou preço de eletrodomésticos

Redação | 06/05/2009 15:20

A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), permitida pelo Governo Federal, ainda não baixou o preço dos eletrodomésticos em Campo Grande, informou o Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) por meio de pesquisa divulgada hoje.

O levantamento de preços foi realizado com eletrodomésticos da linha branca em sete estabelecimentos comerciais da Capital, com o objetivo de avaliar o reflexo da redução do IPI para o consumidor.

Segundo o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, ainda não foi possível verificar nessa primeira pesquisa o repasse da redução do IPI. Para isso, explica, seria necessária a renovação do estoque por parte das lojas.

Em 30 dias, o órgão deverá realizar nova pesquisa para verificar se a redução do imposto será repassada aos consumidores.

Preços - A pesquisa do Procon apurou o valor de mercado de 74 itens, incluindo fogão, geladeira e forno de microondas.

A maior variação de preços foi de 88%, constatada na cafeteira elétrica. A batedeira apresentou a segunda maior oscilação de preço, com 64%. O preço do forno de microondas variou entre 49% e 54%.

A menor variação encontrada na pesquisa foi a do liquidificador, que registrou 34%. O levantamento do Procon foi realizado com marcas específicas, e apenas com eletrodomésticos cuja redução do IPI já foi autorizada pelo Governo Federal.

Nos siga no Google Notícias