Cidades

Recursos hídricos são debatidos em oficina na Capital

Redação | 21/11/2009 19:19

Relações entre as fontes e os comunicadores para melhor difundir a questão hídrica no Estado e no Brasil foram discutidas hoje durante oficina que antecede a programação do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, iniciativa da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos).

Jornalistas, professores e estudantes de comunicação participaram da oficina. A mediação foi feita pela jornalista Luciane Mamoré.

Como debatedores estiveram presentes o presidente da ABRH, Francisco de Assis de Souza Filho, PhD em Recursos Hídricos, a presidente da ABRH em Mato Grosso do Sul, Synara Broch, doutora em Desenvolvimento Sustentável, a jornalista Claudia Gaigher, da TV Morena e o coordenador do curso de Jornalismo da Uniderp, Marcos Morandi.

Assis relatou que a água é um instrumento de desenvolvimento social e a imprensa tem um papel importante nesse processo. "Cabe a ela divulgar os problemas relacionados aos recursos hídricos e mostrar o que está sendo feito para resolvê-los".

De acordo com a presidente da ABRH no estado, Synara Broch, o trabalho da imprensa deve se dividir entre a desmistificação de conceitos como sustentabilidade, aquífero e o entendimento do processo total da água.

Em sua intervenção na oficina, Morandi fez reflexões de como transpor as barreiras entre o jornalista e a fonte. O professor lembrou que o jornalista não tem o preparo de especialista, no entanto, nas questões ambientais é preciso tomar partido por algumas vertentes.

Já a repórter Cláudia Gaigher, lembrou de suas primeiras participações no Jornal Nacional e falou da importância em se estar informado para defender a pauta. Gaigher mencionou que o Brasil vive a cultura da abundância e o comunicador corre o risco de multiplicar essa tradição.

"O jornalista não pode ter vergonha de perguntar, é preciso se identificar com a história e que fazemos parte do meio ambiente", explicou.

Simpósio - Entre amanhã e quinta-feira, Campo Grande será sede das mais diversas discussões em torno dos Recursos Hídricos. A 18ª edição do Simpósio Brasileiro sobre o tema vai tratar do Desafio da Prática da Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Natureza, Gente e Desenvolvimento.

O evento tem como objetivo debater e plantar sementes de conhecimento que fomentem a inovação e o incentivo às práticas em prol da gestão democrática, participativa, descentralizada e integrada dos recursos hídricos.

Nos siga no Google Notícias