Cidades

Recadastramento de criadores de pássaros termina dia 30

Redação | 16/06/2009 14:26

Atenção criadores de pássaros, termina no dia 30 de junho o prazo para o recadastramento junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). Quem não o fizer poderá ser multado em R$ 500 por pássaro e ainda ficar sujeito a apreensão dos mesmos.

Segundo Márcia Nantes, técnica do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros, devem procurar o Ibama aqueles que já possuem seus nomes no Cadastro Técnico Federal para atualizarem seus dados.

"No sistema, as informações são antigas. E o Ibama quer saber onde estes criadores estão. Pode ser que estas pessoas tenham mudado e a gente não sabe", explica Márcia.

O cadastramento é obrigatório para criadores amadores de pássaros da fauna silvestre, ou seja, os que são encontrados no Brasil. "Quem tem animal da fauna exótica, este recadastramento não é necessário. A pessoa está legal apenas mantendo a nota fiscal da compra da ave".

Conforme Márcia, caso uma pessoa queira adquiriu um Bicudo, por exemplo, ela tem fazer o cadastro no Ibama, pagar uma taxa de R$ 30 e o criador faz a transferência da posse da ave pelo sistema do Instituto.

Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 2.700 criadores cadastrados, conforme dados do ano passado.

Para fazer o cadastro o criador amadorista tem de ir até uma agência do Ibama mais próxima com os documentos pessoais e comprovante de residência de, no mínimo, seis meses ininterruptos, ou um ano alternado.

Nos siga no Google Notícias