Cidades

"Quiosque Cidadão" será implantado em aldeias do Estado

Redação | 11/11/2009 20:32

O "Quiosque Cidadão" é um projeto do Ministério da Integração Nacional e deverá ser implantando em aldeias indígenas de Dourados, Amambai e no assentamento Itamarati, em Ponta Porã.

A estrutura visa reduzir as desigualdades sociais por meio da inclusão digital imediata e disponibiliza serviços como acesso gratuito à internet para a população local.

Cada quiosque contará com quatro computadores conectados à internet, que trabalharão com software livre. Os equipamentos são doados por órgãos públicos e recebem os ajustes necessários com recursos da SCO (Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste), do Ministério da Integração Nacional.

Pelo projeto, funcionários escalados pelas prefeituras são treinados para orientar o uso dos terminais aos cidadãos.

Essa implantação de quiosques nas aldeias foi articulada pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB) junto à SCO. Na próxima sexta-feira (13), conforme o parlamentar, já está agendada a visita do coordenador do projeto, André Wogel, à Escola Estadual Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá; em Amambai.

No mesmo dia, às 14h30, André visita a Escola Estadual Nova Itamaraty, em Ponta Porã. No sábado é a vez da Escola Guateka ser visitada, às 9h.

Wogel explicará como funciona o projeto, avaliará as estruturas existentes para instalação dos computadores e internet e esclarecerá qualquer dúvida sobre o "Quiosque Cidadão".

Nos siga no Google Notícias