Cidades

Pronatec deve dobrar oferta de cursos de qualificação profissional em 2014

Viviane Oliveira | 20/11/2013 09:22
Alice fez dois cursos pelo Pronatec e hoje trabalha no Senac, instituição onde estudou. (Foto: Cleber Gellio)
Alice fez dois cursos pelo Pronatec e hoje trabalha no Senac, instituição onde estudou. (Foto: Cleber Gellio)

A quantidade de vagas para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o número de cidades atendidas deve dobrar em 2014. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, este ano foram 9.275 estudantes atendidos, distribuídos em 46 municípios em 24 cursos diferentes. Os sistemas nacionais de aprendizagem oferecem o curso técnico por meio da articulação com órgãos demandantes, como por exemplo, prefeituras, que são responsáveis pela solicitação de abertura dos cursos.

O diretor regional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Vitor Melo, disse que no ano que vem serão cerca de 20 mil vagas e 60 municípios atendidos em cursos de qualificação profissional oferecidos pela instituição. Com duas unidades recém-inauguradas, em Campo Grande e Naviraí, Vitor ressalta  que depende das prefeituras de cada município para credenciar e solicitar os cursos. “Nós priorizamos o atendimento pela demanda”, destaca.

O Pronatec capacita pessoas de diversas áreas e podem participar os beneficiários ou dependentes de programas federais com idade entre 16 e 59 anos. Qualquer membro da família pode se matricular nos cursos, pois não tem limite por família. O aluno, depois que terminar o curso, pode se matricular em outro.

Foi o que aconteceu com Alice Barbosa Leite, 37 anos, que fez dois cursos pelo Pronatec e hoje trabalha no Senac de assistente de logística. Quando fez os cursos Alice estava desempregada e depois que ser formou conseguiu uma vaga em uma das unidades. “Há 1 ano passei pelo processo seletivo e hoje estou empregada exercendo a função para qual me qualifiquei”, comemora.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são de açúcar e álcool, administração, agricultura, agronegócio, agropecuária, biblioteconomia, comércio, comunicação visual.

Também são oferecidos cursos de contabilidade, cozinha, eletrônica, eventos, hospedagem, informática para internet, informática, logística, manutenção e suporte em informática, meio ambiente, recursos humanos, rede de computadores, serviços jurídicos, transações imobiliárias, vendas.

Quem pode se inscrever - As vagas gratuitas oferecidas no Programa são destinadas trabalhadores rurais, índios e quilombolas, menores que cumprem medidas socioeducativas, pessoas desempregadas, portadores de deficiência, beneficiários de programas federais de repasse de renda ou inscritas no CadÚnico, alunos de escolas públicas que cursam o Ensino Médio.

Os cursos são oferecidos pela Senac, Senai, Sesc, Sesi, Senat e também nos institutos federais de educação profissional. Além do curso gratuito, o aluno recebe alimentação e transporte.

Nos siga no