Cidades

Promotora diz que vai estudar ação para garantir vacina

Redação | 21/05/2009 16:53

Em reunião na tarde de hoje com a promotora da Cidadania, Sara Francisco da Silva, os avós do menino Lincon, vítima da meningite bacteriana, e o deputado Pedro Kemp (PT) entregaram um abaixo-assinado com 20 mil assinaturas pela vacinação gratuita contra a doença em Mato Grosso do Sul.

Da promotora, os dois receberam o compromisso de encontrar uma forma de acionar a Justiça para obrigar o governo estadual a disponibilizar a imunização na rede pública de Saúde.

A promotoria deve abrir inquérito civil para ingressar com ação contra o Estado no sentido de garantir o acesso gratuito a vacina contra meningite bacteriana dos tipos meningocócica e pneumocócica.

A orientação para o grupo, encabeçado pela família de Lincon, é de que oficialize junto ao Ministério Público Estadual, para que sejam tomadas providências.

Sara antecipou que deve solicitar às secretarias de Saúde do município e do Estado laudos e informações sobre a doença em Mato Grosso do Sul, assim como os dados disponíveis pelo Ministério da Saúde, a fim de subsidiar as ações do promotoria.

A avó, Maria Valdelice Andrade, saiu animada do encontro, mas sabe que o caminho pode ser longo até a garantia da vacinação gratuita, considerada vital. "Pagar quase 300 reais por uma única dose da vacina?

Nos siga no Google Notícias