Cidades

Projeto “Trânsito na Escola” forma 200 futuros condutores no Estado

Mariana Lopes | 04/12/2012 12:05
Formatura dos 44 alunos aconteceu na manhã de hoje, no auditório do Detran/MS, em Campo Grande (Foto: Luciano Muta)
Formatura dos 44 alunos aconteceu na manhã de hoje, no auditório do Detran/MS, em Campo Grande (Foto: Luciano Muta)

O projeto “Trânsito na Escola – Jovens Condutores” formou nesta terça-feira (4) 200 alunos do ensino médio de 49 escolas da rede estadual de ensino em Campo Grande e outras 15 cidades do interior de Mato Grosso do Sul. A solenidade aconteceu no auditório do Detran/MS.

Foram dois anos de aulas teóricas para receber o diploma que dá direito aos estudantes de, assim que completarem 18 anos, entrarem na auto-escola e já fazerem a prova teórica para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

As aulas foram divididas em cinco módulos, com carga horária total de 155 horas/aulas, e ministradas por instrutores do Detran, no contra-tempo das escolas. Para a instrutora Lisa Marie Medina, que foi responsável por uma turma de 32 alunos da escola Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, o desafio foi grande, mas o resultado foi gratificante.

“Foi desafiador passar, de forma didática, a consciência e responsabilidade que eles precisam ter no trânsito, mas no final eles já estavam interagindo e perceberam a importância das aulas”, conta Lisa.

Os alunos testemunharam o aprendizado e confirmaram o resultado positivo do projeto. “Como é mais tempo de aulas, temos mais conhecimento. Agora a gente enxerga como os motoristas fazem coisas erradas no trânsito”, reflete a estudante Paula Caroline Santana, de 17 anos, e formanda do projeto.

Eduardo da Silva Romano, também de 17 anos, pegou o diploma e exibiu os conhecimentos adquiridos com o projeto. “Hoje há muitos acidentes no trânsito, e a maioria acontece por imprudência dos motoristas. É preciso mais consciência e responsabilidade para conseguir mudar isso”, opina o estudante do 3º ano do ensino médio.

 

Na camiseta dos alunos, um recado a todos os motoristas:

Em discurso durante a solenidade, a gestora do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação, Marcia Proescholdt, deixou um recado de alerta e incentivo aos futuros condutores: “Vocês estão escrevendo um novo capítulo no Estado”, disse.

Para o diretor do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, o programa oferece aos jovens consciência do que eles irão enfrentar quando tirarem a carteira de habilitação. “A gente quer que essa geração seja mais consciente”, enfatiza.

E são iniciativas como essas que refletem diretamente no trânsito, de acordo com o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito), coronel Alírio Vilassanti.

“Temos que trabalhar o jovem, pois são os que mais se envolvem em acidentes. A mudança só vai haver investindo na educação, para então termos uma transformação cultural e comportamental, mas é a longo prazo”, pontua o comandante.

Na solenidade também estava presente o deputado estadual Junior Mochi, autor da emenda que reduz 60% o valor das taxas do Detran, para tirar a CNH, aos alunos que participaram do projeto. Segundo Carlos Henrique, o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), já autorizou a emenda e deve aprová-la até o final de dezembro.

O projeto também foi implantado nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Ponta Porã, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Três Lagoas. Atualmenta, de acordo com dados do Detran, são mais de 2 mil alunos que participam das aulas teóricas.

Nos siga no