Cidades

Projeto sobre caçambas emperra na Câmara Municipal

Redação | 02/12/2009 08:57

Há meses está parado na Câmara de Vereadores de Campo Grande projeto que regulamenta o uso de caçambas para entulho na capital. De autoria dos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Airton Saraiva (DEM), a proposta poderia reduzir risco espalhado pelas ruas de Campo Grande.

Só neste ano, já foram registradas duas mortes em decorrência de acidentes envolvendo caçambas. E várias ocorrências com ferimentos graves, principalmente de motoqueiros.

O projeto que estacionou no legislativo municipal prevê que as caçambas serão pintadas com numeração sequencial e identificadas com o nome da empresa e telefone, além de ter capacidade máxima de 4 metros cúbicos e com altura máxima de 1,20 m. Para ser colocada na calçada, deverá haver passagem para pedestres, de no mínimo 1,50 metros.

As caçambas terão de ficar a uma distância mínima de 8 metros da esquina mais próxima, limite de segurança que em uma rápida verificação pela cidade é possível perceber que não é respeitado.

Para evitar acidentes, as caçambas deverão ser da cor amarela, com tarjas em toda a extensão das laterais e com películas reflexivas nas extremidades superiores.

O projeto também define os horários para colocação e retirada das caçambas na região central da cidade, que será entre as 19h30 e 8h e nos sábados, das 13h as 7h30. Nos domingos será livre. A medida evita transtorno no tráfego do centro.

Acidentes e Mortes

Nos siga no Google Notícias