Cidades

Projeto de doutorado detectou ruptura em duto da Águas

Redação | 13/08/2010 22:37

O sistema de monitoramento de dados ambientais em tempo real, instalado na terça-feira (10), na Escola Professora Iracema Maria Vicente, bairro Rita Vieira, em Campo Grande, detectou o horário exato em que houve ruptura do duto da concessionária Águas Guariroba, localizado na saída para Três Lagoas: 3h.

De acordo com o professor Peter Cheung, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o sistema faz parte do projeto de Keila Dassan, sua aluna de doutorado no curso de Tecnologias Ambientais. Por meio dele o consumo de água e a pressão atuante na rede de distribuição que abastece a escola são monitorados via aquisição de dados e transmissão.

O efeito causado pelo rompimento no bairro onde está instalado o Open Monitor ocorreu por volta das 3h. Um pouco antes do rompimento houve um aumento brusco da pressão na rede, destaca o professor.

Ainda segundo Peter, era intenção do projeto instalar o sistema numa escola que consumisse muita água em Campo Grande. Na escola do Rita Vieira o consumo é de 700 a 800 litros de água por hora e um dos objetivos da proposta é garantir um trabalho de educação ambiental no local após as medições.

"O sistema também vai mostrar quando o problema for restabelecido e o abastecimento voltar ao normal", frisa o professor, ressaltando que no bairro Rita Vieira o abastecimento ainda não foi retomado, de acordo com o que havia informado a assessoria de comunicação da Águas Guariroba.

Os bairros mais altos e distantes dos reservatórios de água terão o abastecimento regularizado somente amanhã. A Águas Guariroba informou, por meio de nota à imprensa, que o serviço está sendo normalizado de forma gradual.

Nos siga no Google Notícias