Cidades

Projeto cria rota de turismo com 16 municípios

Redacao | 10/12/2014 11:20
Deputado Márcio Monteiro: rota para o turismo. (foto  Marycleide Vasques)
Deputado Márcio Monteiro: rota para o turismo. (foto Marycleide Vasques)

Se aprovado pela Assembléia Legislativa, Mato Grosso do Sul vai ganhar um eixo de turismo que liga 16 municípios. Batizado pelo autor, deputado Márcio Monteiro (PSDB), a rota vai chamar Pantanal-Bonito – Eixo do Zoneamento Ecológico-Econômico.

Conforme o projeto, a Rota Pantanal-Bonito compreenderá os seguintes municípios: Anastácio, Aquidauana, Antônio João, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porã e Porto Murtinho.

A rota tem como objetivo ordenar, capacitar e promover as ações de fortalecimento do turismo na região instituída pelo ZEE baseado no Programa de Regionalização do Brasil (Mtur) e o MS sem Fronteira (Sebrae).

Conforme Monteiro, o Eixo de Desenvolvimento do Turismo são arranjos territoriais estruturados em função de corredores de transporte, dos polos de ligação e dos arcos de expansão além de serem suportes de integração, desenvolvimento regional e competitividade territorial.

Para o turismo, segundo ele, esse projeto é a consolidação de muito trabalho. Vai criar identidade e ainda valorizar a sustentabilidade ambiental integrando culturas do Estado e dos países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul.

O eixo de desenvolvimento do turismo tem como função prioritária fortalecer e expandir o principal corredor turístico do Estado, a partir de dois destinos indutores do turismo nacional: Corumbá e Bonito, e um dos mais fortes polos receptivos do Estado, Ponta Porã, tradicional local de turismo de compras.

Nos siga no