Cidades

Primeiro Batalhão de Polícia Militar comemora 91 anos

Redação | 03/06/2008 08:40

O 1º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul comemorou nesta segunda-feira, 2 de junho, 91 anos de existência. A sede do Batalhão fica na Vila Sobrinho e atualmente é comandado pelo tenente-coronel Evaldo Iahn Mazuy.

Foi criado em 1917 quando Campo Grande ainda era território de Mato Grosso e era sediado em Corumbá com o nome de 2º Batalhão de Infantaria de Corumbá.

Devido ao contexto político que Campo Grande vivia em 1918, foi necessária a transferência do Batalhão para a cidade, para garantir a ordem pública. Em 1938 a sede da unidade funcionava onde hoje é o Fórum.

Em 1979 foi ativado o Comando de Policiamento da Capital, atual Comando de Policiamento Metropolitano, criando o 1º Batalhão.

Em comemoração às nove décadas, diversos policiais lotados na unidade foram homenageados, assim como o comandante da PM coronel Geraldo Garcia Orti; coronel Adão da Silva Veiga, comandante do Policiamento Metropolitano; coronel Carlos David dos Santos, chefe do Estado Maior Geral e o major Aroldo Luiz Estevão, subcomandante do 1º Batalhão.

Nos siga no Google Notícias