Cidades

Presidente da Funai confirma reunião com André no dia 4

Redação | 28/08/2008 10:45

O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos (PMDB), confirmou hoje que, ao lado do governador André Puccinelli (PMDB), terá uma reunião no dia 4 de setembro com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira.

O convite foi feito ao órgão, via Legislativo, e aceito conforme ofício da Funai recebido pela Assembléia e comunicado na sessão desta quinta-feira pelo presidente da casa.

O motivo da conversa é o processo de vistorias, para a demarcação de terras em Mato Grosso do Sul. Também foram convidados para a reunião, que deve ocorrer na Governadoria, representantes da Presidência da República e da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Uma das sugestões que devem ser apresentadas a Márcio Meira é a possibilidade de desapropriação de 100 mil hectares do reverendo Moon, para repasse aos índios guarani. A proposta é apontada como melhor saída, apesar das terras ficarem no Pantanal, bem distantes das aldeias guarani, no sul do Estado.

Na região, apontada como saída para o impasse, hoje vivem apenas famílias das etnias terena, guató e kadiwéus.

A alternativa é defendida porque, segundo Jerson, o coreano já foi, inclusive, investigado por uma CPI do legislativo sobre projeto de formar uma nação estrangeira em Mato Grosso do Sul.

O governo, com apoio da maioria dos deputados na Assembléia, quer barrar o processo deflagrado pela Funai no início deste mês, que envolve 26 municípios e pode provocar a delimitação de 39 áreas na região sul. (Com informação da assessoria) 

Nos siga no Google Notícias