Cidades

Presença de PMs em ônibus reduz roubos 60%

Redação | 28/04/2010 15:47

A comparação entre janeiro e março deste ano mostra os efeitos positivos da presença de policiais militares à paisana em ônibus do transporte urbano.

Enquanto no início deste ano foram registrados 107 roubos, em março o número caiu para 40. Imagens divulgadas hoje pela Assetur (Associação de Empresas do Transporte Urbano de Campo Grande) mostram momento em que um ladrão resolve fugir antes de concretizar o assalto, ao ver o policial.

O homem entra pela porta dianteira, anuncia o assalto ao motorista e imediatamente o PM surge perto da catraca, aponta uma pistola em direção ao bandido que imediatamente desce do coletivo.

Em outro assalto, às 23h10 de terça-feira passada, a ação foi no ônibus que faz o itinerário Parque do Sol.

Antonio de Almeida Nunes, de 20 anos, fez sinal para que o ônibus parasse e assim que a porta se abriu rendeu o motorista com uma faca e roubou R$ 70,00.

No ônibus estavam três policiais militares à paisana, que dominaram o assaltante, que ainda tentou reagir.

O índice de assaltos no mês passado, apesar de representar mais de um por dia, é pouco superior a média de 2007 (36), ano de menor ação dos assaltantes contra ônibus de Campo Grande.

O objetivo da Assetur ao divulgar o vídeo é de mostrar a importância do trabalho preventivo. "Se queremos reduzir o número de assaltos nos coletivos é imprescindível que ações preventivas como essas sejam mantidas, até para que os bandidos, ao saberem dessas operações, sintam-se inibidos de cometer o roubo, já que o risco de serem flagrados pela polícia em pleno assalto será maior", avalia o diretor da Assetur, João Rezende Filho.

Há alguns anos esse tipo de ação foi realizada pela Polícia Militar, com resultados positivos, lembra o diretor da Assetur.." Muitos assaltos foram evitados e durante a abordagem a passageiros em situação suspeita, pessoas procuradas pela Justiça foram localizadas e presas".

Nos siga no Google Notícias