Cidades

Preocupado com animais de estimação, Vanildo faz placa de alerta

Diversas placas já foram instaladas pelo bairro Monte Castelo, mas a maioria foi retirada

Bruna Kaspary | 22/12/2017 17:24
Placa foi instalada há dois meses na esquina das ruas Bahia com a São Paulo (Foto: Bruna Kaspary)
Placa foi instalada há dois meses na esquina das ruas Bahia com a São Paulo (Foto: Bruna Kaspary)

"Freie para os animais. Eles atravessam a rua com a inocência de uma criança", é o alerta que Vanildo Dias Ferreira, 45, dono de uma fábrica de placas de sinalização, faz para os motoristas que passam pelo cruzamento das ruas Bahia e São Paulo, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande.

A ideia de instalar placas alertando a travessia de animais domésticos surgiu depois de dois de seus gatinhos foram atropelados. Para a alegria da família, nenhum deles sofreu graves ferimentos, mas mesmo assim fica a preocupação de um novo susto.

Oito dos nove gatos da família de Vanildo foram resgatados da rua. "Em todos os regates a gente queria doar o gato, mas eles acabaram ficando aqui em casa mesmo", lembra a designer Débora Ferreira, de 20 anos, filha de Vanildo.

O fato de a família ter a fábrica de placas de sinalização facilitou o serviço. "A gente queria que a Agetran [Agência Municipal de Transporte e Trânsito] colocasse, mas eles informaram que teria que mandar um ofício, fazer um projeto, isso iria demorar muito", explica o empresário.

Com os sustos que a família levou, não foi difícil o planejamento da placa, que teve como modelo uma da internet. "Minha esposa e minhas filhas morrem por esses gatos".

Segundo ele, outras placas similares já tinham sido espalhadas pelo bairro, mas ainda não se sabe o motivo do desaparecimento delas. "Não sei se gostaram ou se foi vandalismo mesmo e levaram, a gente pensa até que pode ter sido a Agetran", explica Vanildo temendo represálias.

De acordo com o Gerente de Fiscalização de Trânsito da Agetran, Carlos Guarini, a instalação da placa é irregular e em breve ela deve ser retirada. A respeito do pedido do comerciante, ele informou que não há a necessidade. "O pedido não é cabível, senão deveria que colocar uma placa de trânsito de animal em cada esquina", conclui.

Nos siga no