Cidades

Prefeitura vai tombar canteiro central da Afonso Pena

Redação | 30/04/2009 09:37

O principal ponto de referência da cidade deve ser tombado pela Fundação de Cultura de Campo Grande como Patrimônio Histórico do Município.

O canteiro central da Avenida Afonso Pena não poderá ser destruído ou ter suas características alteradas a partir da confirmação da lei.

Por enquanto é apenas um edital de tombamento, abrindo prazo de 15 dias para possíveis contestações.

A publicação foi feita hoje em Diário Oficial, mas não detalha, por exemplo, se alguma coisa muda em relação a ocupação desse espaço. Essas informações serão detalhadas quando for confirmada a lei de tombamento.

Com o tombamento, seria impossível, por exemplo, projeto de implantação de linhas exclusivas para ônibus nos canteiros centrais, conforme o projeto do sistema VLP (Veículo Leve sobre Pneu.

A avenida é o maior motivo de "propaganda da cidade" para quem não conhece a Capital. "Essa avenida é linda, larga, é o coração de Campo Grande", diz o aposentado Ruiz Antônio Felipe, que costuma jogar cartas com os amigos na Praça Ary Coelho".

A "grande avenida", como era chamada no começo da cidade, tem nos canteiros dois símbolos de Campo Grande: o Olelisco e o relógio da 14 de Julho.

Nos siga no Google Notícias