Cidades

Prefeitura continua recuperação de 180 árvores na 3ª

Redação | 29/10/2009 18:33

Na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura, Transporte e Habitação retomam as ações de recuperação de 180 árvores (quase) centenárias na avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

A intervenção para a recuperação das árvores começou hoje e está sendo realizada no canteiro entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa, em que cinco árvores terão sua área permeável alargada para que possam romper o estrangulamento de suas raízes.

A última ação no sentido de recuperar as árvores plantadas por volta de 1914 na Afonso Pena e na avenida Mato Grosso aconteceu em 1995. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, todo o processo deverá ser concluído em até 60 dias.

Para garantir um bom trabalho, 12 homens estão empenhados em recuperar as árvores nos canteiros das avenidas. O trabalho consiste em reforçar as raízes e galhos com a aplicação de calda bordoleza (mistura de sulfato de cobre e cal virgem com água) para combater doenças nos galhos e podas. Ao final, serão aplicados 100 quilos de adubo orgânico no pé das árvores.

Plano - A prefeitura quer efetivar o plantio de 70 mil árvores na Capital até 2011, através de um plano ousado de arborização.

Segundo a Organização das Nações Unidas, não existe qualidade de vida e redução de estresse urbano sem, no mínimo, 16 metros quadrados de área verde por habitante. Em Campo Grande - de acordo com dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - esse número chega até 75 metros quadrados de área verde por habitante, o que comprova que a cidade está à frente de várias outras.

Nos siga no Google Notícias