Cidades

Porcas e arruelas: você sabe qual a diferença e função? Descubra

Estadão Conteúdo | 21/06/2017 15:00
Arruela
Arruela
Porca

Para os leigos é comum a confusão entre porcas e arruelas, com formatos arredondados, poucos sabem qual a real função de cada uma delas e acabam fazendo confusão. Além dos modelos e dimensões diferentes, as porcas e arruelas têm funções específicas.

Normalmente, uma peça metálica em forma de prisma ou cilindro, as porcas possuem um furo roscado que serve para prender o parafuso ou uma barra roscada. É um artefato muito utilizado para união de duas ou mais peças.

Sempre conectada ao parafuso, a parte externa deste acessório possui características diversas de acordo com o tipo de aplicação. Algumas porcas funcionam também como elemento de transmissão.

O material de fabricação das porcas também pode variar, existem acessórios feitos em aço, bronze, alumínio e plástico. Em casos excepcionais as porcas recebem banhos de galvanização, zincagem e bicromatização para protegê-las contra oxidação (ferrugem).

Mais uma característica que pode ser alterada nas porcas é o perfil da rosca, as utilizadas para fixação em geral, frequentemente, são as de perfil triangular. Enquanto as de perfil quadrado, trapezoidal, redondo e dente de serra são para transmissão de movimentos.

Com grande variedade e nomes como borboleta, recartilhada alta, recartilhada baixa, cega, para ajuste axial, sextavada, castelo, quadrada, rápida, entre outros, com certeza você encontrará a porca ideal para o trabalho que precisa.

É comum a presença de elementos de fixação em conjuntos mecânicos, porém com a sua utilização em máquinas ou veículos automotivos é comum, devido a vibração, que haja afrouxamento dos parafusos e porcas, o que pode causar sérios problemas aos equipamentos.

Para impedir que ocorra qualquer imprevisto, é habitual que sejam utilizadas arruelas. Este acessório tem a missão de distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas. Fabricadas em aço-carbono, cobre e latão, as arruelas também podem ser utilizadas como elemento de trava.

Assim como os parafusos, existem vários tipos de arruela: lisa, de pressão, dentada, serrilhada, ondulada, chanfrada, de travamento com orelha e arruela para perfilados. Para cada tipo de tarefa, existe um tipo ideal de arruela

Agora que você entende melhor a diferença entre porcas e arruelas e suas funções, escolha o acessório ideal para a sua necessidade.

Nos siga no