Cidades

Policiais federais fazem protesto por melhores condições na fronteira

Fabiano Arruda | 01/09/2011 17:42
Protesto durou cerca de duas horas. (Foto: Divulgação)
Protesto durou cerca de duas horas. (Foto: Divulgação)

Policiais federais de Ponta Porã fizeram nesta quinta-feira protesto, que durou cerca de duas horas, para reivindicar melhores condições de trabalho na delegacia da região de fronteira.

Segundo o presidente do sindicato, Jorge Ribeiro Caldas, o prédio da delegacia no município está em péssimas condições. Portões eletrônicos e cercas elétricas que não funcionam, salas cujos pisos e janelas estão quebrados, além de goteiras, vazamentos, infiltrações e problemas elétricos, estão entre as principais deficiências da estrutura.

Segundo levantamento feito pelo sindicato, a delegacia foi a que mais apreendeu entorpecente e contrabando em todo o estado, uma vez que a cidade está localizada em uma região fronteiriça vizinha ao Paraguai. Desde o início do ano até agora, mais de 18 toneladas de entorpecente foram apreendidas em investigações por policiais daquela unidade.

Em abril, a falta de estrutura na delegacia que fica localizada em posição estratégia para o tráfico internacional já havia sido destacada pela imprensa nacional. Os problemas divulgados davam conta de falta de colete balístico, viaturas paradas por falta de manutenção, racionamento de combustível e redução no efetivo.

A Polícia Federal cobra construção de novas delegacias em Ponta Porã, bem como Corumbá, fronteira com a Bolívia.

Ao assumir a superintendência da PF em Mato Grosso do Sul, no começo deste mês, Edgar Marcon afirmou que espera reforços na região de fronteira.

Nos siga no