Cidades

Polícia Militar forma 271 cabos em curso virtual

Redação | 03/05/2010 09:39

A PM (Polícia Militar) fará amanhã a formatura de 271 cabos, que passaram por curso virtual. A solenidade será às 8 horas, na sede do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é pioneira no Brasil, segundo o diretor de Ensino da Polícia Militar, tenente-coronel Luis Altino. Os soldados passaram por capacitação via internet, de 60 horas/aulas e viraram cabos.

No entanto, não feito treinamento prático, diferente do método tradicional.

Segundo a assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a formação dos cabos foi feita para atender à mudança na legislação 139, de 2009.

Contudo, a assessoria não esclarece qual foi alteração para justificar a qualificação ser feita sem aulas práticas.

O método - O Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é um dos cursos que integram a grade do Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e teve início no dia 25 de fevereiro.

As aulas foram realizados por meio da EAD (Rede Nacional de Educação a Distância, do Ministério da Justiça, com parceria da Sejusp (Secretaria Estado de Justiça e Segurança Pública).

Os alunos tiveram aulas interativas de seis disciplinas, todas com carga horária de 60 horas/aulas, que terminaram neste mês.

As disciplinas ministradas foram: "Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial", Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, Polícia Comunitária, Redação Técnica, Uso Progressivo da Força e Violência, Criminalidade e Prevenção.

Para o coordenador, modalidade de ensino à distância favorece a capacitação dos policiais e reduz custo.

Ao fim do curso, os policiais fazem uma prova. Os 271 inscritos foram aprovados.

Nos siga no Google Notícias