Cidades

Polícia Militar aprenderá sistema de segurança japonês

Redação | 08/11/2010 12:27

Por meio de um acordo de cooperação técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública com o Japão, Mato Grosso do Sul irá aprender como funciona a polícia comunitária japonesa, conhecida como Koban. O curso será em São Paulo, em meados de abril de 2011.

A estrutura do modelo japonês Koban, de bases comunitárias, é adotada por diversos países. O sistema funciona com pequenos postos urbanos, onde trabalham de três a quatro oficiais de polícia, que agem preventivamente aconselhando a comunidade, visitando residências e fomentando reuniões.

"Serão enviados 12 policiais, entre capitães e tenentes que já trabalham em batalhões com bases comunitárias e eles serão multiplicadores deste conhecimento logo retornarem ao Estado", explicou ao site governamental Noticias.MS o coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro.

Um oficial da PM também deverá viajar ao Japão para conhecer mais profundamente o sistema Koban. "O Japão tem um dos mais antigos modelos de Polícia Comunitária", diz o coronel.

Em Campo Grande, quatro bases comunitárias estão em operação: nos bairros Coophavila, Coophasul, Nova Lima e Aero Rancho. Ainda neste ano entra em operação a base no Jardim Los Angeles.

Nos siga no Google Notícias