Cidades

Polícia investiga morte de índio de 23 anos em aldeia

Redação | 07/03/2009 17:45

O índio da etnia kaiowá, Leojaniro Silva Pedro, de 23 anos, faleceu, neste sábado, de maneira misteriosa, na aldeia Panambi, em Douradina (200 km de Campo Grande). A família registrou um Boletim de Ocorrências na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados.

Após receber o salário na manhã de hoje, Leoaniro saiu para beber pinga e chegou em casa embriagado, por volta das 10 horas.

A esposa dele, Adelina Verga Concianza, também de 23 anos, acredita que a pinga tenha provocado a morte do marido. Segundo declarou à polícia, é "uma pinga de má qualidade e sem validade". Ela afirma que o Leoniro comprou a bebida alcoólica do patrão, identificado como Elário.

Ao perceber que o esposo estava sem sinais vitais, Adelina procurou um agente de saúde, que entrou em contato com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Mas a fundação não foi até o local porque a ambulância estaria quebrada.

A morte de Leojaniro evidencia uma situação triste de grande maior parte dos povos indígenas da região de Dourados, que vivem em condições de pobreza e entregues ao alcoolismo.

Nos siga no Google Notícias