Cidades

Polícia Civil oficializa criação de núcleo de atendimento à mulher

Christiane Reis | 16/08/2016 17:41

Portaria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), publicada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, cria dentro da DGPC (Diretoria Geral da Polícia Civil) o Núcleo de Políticas Institucionais de Atendimento à Mulher vítima de Violência.

Conforme as informações oficiais, a criação do núcleo é necessária para estabelecer mecanismos eficazes de atuação no enfrentamento do combate à violência contra a mulher, além de destacar o monitoramento e a compilação de dados estatísticos que vão nortear as ações da Polícia Civil no combate e na orientação da população na questão da violência feminina.

Entre as atribuições do núcleo estão compilar e consolidar dados estatísticos sobre os crimes praticados com violência contra a mulher; acompanhar as investigações sobre os casos elaborando anuário com a resenha e o resultado das investigações tanto por região quanto de forma global, além de produzir relatórios trimestrais sobre a repressão aos crimes de violência contra a mulher no âmbito da Polícia Civil.

Ainda conforme a publicação, caberá ao núcleo coordenar com a Academia de Polícia Civil ciclo de palestra sobre o tema “Violência contra a Mulher” em todas as regiões do Estado; planejar e coordenar também com a Academia de Polícia Civil e ouvidoria da Polícia Civil orientações e cursos de especialização no atendimento à mulher vítima de violência e peculiaridades das investigações dos crimes de violência contra a mulher.

O núcleo também vai propor parcerias, ações conjuntas, estratégias comuns e convênios com órgãos da Administração Pública e iniciativa privada, para o desenvolvimento de programas e projetos de enfrentamento à violência contra a mulher e identificar as carências estruturais e de pessoal para o eficaz desenvolvimento dos trabalhos de Polícia Judiciária nas unidades que atuam na repressão e enfrentamento à violência contra a mulher.

A portaria ainda traz que o núcleo vai dispor de todos os recursos materiais e humanos do Gabinete da Delegacia-Geral da Polícia Civil, seus respectivos departamentos e assessorias. Todas as ocorrências de feminicídio, seja na forma tentada ou consumada, ou de grave violência contra a mulher deverão ser imediatamente comunicadas ao núcleo.

A publicação com todas as suas especificações está na página 08 do Diário Oficial desta terça-feira. Clique aqui para acessar.

Nos siga no Google Notícias