Cidades

Polêmico, projeto contra homofobia emperra no Senado

Redação | 16/02/2009 12:00

Polêmico, o projeto de lei que criminaliza a homofobia (discriminação de homossexuais) deve enfrentar neste ano mais um embate para conseguir tramitar no Senado.

A previsão é da relatora do projeto, senadora Fátima Cleide (PT/RO), que participou de um debate sobre o tema na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira. O PLC (Projeto de Lei da Câmara) 212/06, está desde 2007 no Senado, mas não conseguiu a aprovação de nenhuma comissão.

"A dificuldade maior é o enfrentamento com os fundamentalistas religiosos. Eles se organizam em uma frente parlamentar, que se diz em defesa da vida, e, infelizmente, conseguem barrar todas as possibilidade que a gente tem neste processo de aprovação da matéria", justifica a senadora sobre a lentidão que o Senado impõe ao projeto.

A proposta inclui orientação sexual e identidade de gênero na lei que já pune com prisão a discriminação ou preconceito de cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero e sexo.

Respeito - Para Frank Rossate, de 22 anos, a vigência da lei poderá representar uma melhora, mas recorda que já há outras leis em defesa dos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) que são ignoradas. "Pode não me aceitar, mas que me respeite", salienta.

O preconceito já o levou a ser expulso de casa e a ser alvo de ovos na rua. "Assumi aos 18 anos e minha mãe, que é evangélica, me expulsou de casa", recorda. Hoje, ele e a família se entenderam. "Namoro há sete meses e as famílias aceitam", conta, abraçado ao namorado Sérgio.

Preconceito

Nos siga no Google Notícias