Cidades

PM inaugura hoje bases comunitárias em dois bairros

Redação | 20/12/2009 06:35

A PM (Polícia Militar) inaugura neste domingo mais duas bases de policiamento comunitário. O governador André Puccinelli (PMDB) e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, acompanham os eventos.

O objetivo do policiamento comunitário é aproximar a população da polícia, dando mais traquilidade para que os cidadãos se dirijam ao profissional da segurança pública para fazer denúncias e buscar ajuda.

Coophasul - A primeira solenidade será às 8 horas, no bairro Coophasul. A unidade do bairro fica na praça, ao lado do Centro Comunitário.

Integrante da área do 9º Batalhão da Polícia Militar, comandado pelo tenente-coronel Reginaldo Medeiros, o policiamento no Coophasul já é feito de acordo com a filosofia da polícia comunitária.

Comércios e postos de combustível da região são frequentemente visitados pela PM e o relacionamento com os moradores, que já era amistoso, deve ficar ainda melhor com a ativação da base comunitária.

Aero Rancho - O setor quatro do Aero Rancho foi escolhido para receber a base comunitária de segurança, instalada na rua Carlos Drummond de Andrade, 2.060. Área do 10º BPM, comandado pelo tenente-coronel Francisco Assis Ovelar, o Aero Rancho também já é alvo do policiamento comunitário. A estratégia tem surtido efeito.

Com a polícia diariamente nas ruas coibindo a ação de criminosos e mostrando aos moradores que trabalha pela segurança deles, o 10º BPM está conseguindo reduzir a criminalidade na região.

Para o tenente-coronel Ovelar os bons resultados são consequência do policiamento de proximidade. "A população está se sentindo mais confiante em solicitar a PM. Nós conseguimos aumentar nossa credibilidade com mais ações de presença e pudemos atender mais solicitações", avaliou o tenente-coronel.

"Esse policiamento de proximidade é fundamental para que consigamos ter a população como aliada no combate à criminalidade. PM e comunidade têm que ter uma convivência pacífica. Nós precisamos tirar o foco de nosso planejamento dos marginais e focar no cidadão para melhorar a segurança, a paz e a tranquilidade. A polícia tem que se aproximar para ganhar a confiança da população e obter informações preciosas para organizar o policiamento e planejar as ações. As bases de segurança nos ajudam nisso", justificou o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Nos siga no Google Notícias