Cidades

PM forma primeira turma de sargentos selecionados por tempo de serviço

Carlos Martins e Luciana Brazil | 31/01/2013 14:00
Polícia Militar conta com mais 30 sargentos em seus quadros (Foto: Rodrigo Pazinato)
Polícia Militar conta com mais 30 sargentos em seus quadros (Foto: Rodrigo Pazinato)

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, participou nesta quinta-feira da formatura de 30 policiais militares no Curso de Formação de Sargentos. Foi a primeira turma formada na modalidade tempo de serviço, de acordo com a mudança na legislação no final de 2011. Até então, os PMS podiam fazer o curso por antiguidade ou por mérito intelectual. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Campo Grande.

Conforme o comandante do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), major Emerson de Almeida Vicente, antes da mudança na legislação poderiam fazer o curso apenas soldados ou cabos mais antigos ou àqueles que fizessem uma prova (mérito intelectual) se habilitando, assim, a fazer o curso de formação para sargento. Com a mudança na lei, está habilitado na modalidade tempo de serviço o militar que atingir 26 anos de carreira (o militar de aposenta com 30 anos de serviço).

Secretário Wantuir Jacini participou da solenidade (Foto: Rodrigo Pazinato)

Qualificação - “O objetivo do curso é melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade e também qualificar o profissional, valorizando, assim, o serviço público”, explicou o comandante do Cefap. O curso é ministrado de forma semipresencial e engloba disciplinas teóricas e práticas relativas à atividade policial.

Em 2012 mais de 300 policiais fizeram o curso de formação de sargento na modalidade antiguidade e mérito intelectual (com duração de 6 meses). O curso é realizado com regularidade pela PM sempre que existam policiais que preencham os requisitos necessários. Já o tempo de duração do curso na modalidade tempo de serviço é de dois meses. A turma que se formou hoje conclui a formação em 20 dias, já que o curso foi ministrado de forma intensiva.

Nos siga no