Cidades

Plantio da cana pode ficar proibido em 92,5% do País

Redação | 17/09/2009 13:10

A proposta do governo federal de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, que está sendo lançada nesta quinta-feira, estende a proibição da construção de usinas e a expansão do plantio a 92,5% do território brasileiro, levando em conta os locais onde o plantio já é vetado, como as unidades de conservação e terras indígenas.

O projeto que ainda será encaminhado ao Congresso Nacional veta o plantio em qualquer área da Amazônia, da Bacia do Alto Paraguai (incluindo todo o Pantanal) ou em vegetação nativa de outros biomas.

Com a aprovação, em todo o país ficarão aptos ao plantio da cana-de-açúcar 64 milhões de hectares (7,5% do território nacional). Conforme a Agência Brasil, atualmente o cultivo de cana ocupa uma área de 8,89 milhões de hectares - menos de 1% do território nacional.

Apesar do aumento das restrições, o governo federal diz que a meta é chegar a 2017 com um aumento de quase 100% na produção do álcool combustível (também chamado de etanol) em relação à produção atual. A área plantada chegaria a 1,7% do território do país.

Puccinelli é contra o projeto da maneira como está pois impede o plantio em áreas onde o estudo feito pelo governo do Estado permite. Ele chorou na manhã de hoje ao falar das dificuldades que está enfrentando quanto ao Zoneamento e acusou o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) de "vender" o Estado para obter o selo verde do álcool.

O estudo do governo do Estado também veta a instalação de usinas de açúcar no Pantanal, mas permite em algumas áreas da Bacia do Alto Paraguai.

Nos siga no Google Notícias