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Plano de rodovias do governo inclui caminho 74 km mais curto até Bonito

Aline dos Santos | 22/01/2016 12:42
MS-345 em foto do dia 15 de janeiro. Via tem estudo para pavimentação. (Foto: Thomaz Caroço)
MS-345 em foto do dia 15 de janeiro. Via tem estudo para pavimentação. (Foto: Thomaz Caroço)

Um caminho 74 quilômetros mais curto entre Campo Grande e Bonito faz parte do plano do governo para rodovias em Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, empresas devem apresentar projeto executivo de engenharia para implantação e pavimentação de segmento de rodovia, com estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental em 479,45 quilômetros de quatro vias.

Conforme a assessoria de imprensa da Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), não foi estipulado um valor máximo, mas a média do custo é de R$ 1,3 milhão por quilômetro. Desta forma, a estimativa é investimento de R$ 622,7 milhões nas MS-345, MS-338, MS-134 e MS-382.

A pavimentação na MS-345 será em 100 quilômetros entre Bonito e Anastácio, a partir do entroncamento com a BR-419, conhecido como “21”. O trecho reduz em 74 quilômetros a distância entre Campo Grande e Bonito, cidade turística que recebe fluxo de 85 mil turista num semestre.

Atualmente, já há opções asfaltadas para o município, mas seria um trajeto com menor deslocamento. Em agosto do ano passado, o governo investiu R$ 916.232,16 na pavimentação de trecho no distrito de Águas de Miranda, em Bonito.

Na MS-338, o estudo prevê dois trechos, num total de 217 km. O primeiro, com 106,9 km, vai do entroncamento BR-262/MS (Mutum) ao entroncamento da MS-040, nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo. Os outros 111,7 km serão a partir do entroncamento da MS-357 (Lagoa Sanguessuga), nos municípios de Camapuã e Ribas do Rio Pardo. A via atende escoamento da safra.

O projeto para a MS-134 compreende 80,7 km no trecho entre entroncamento da MS-040 à BR-267/MS (Casa Verde), nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina e Santa Rita do Pardo. Para a MS-382, a pretensão é pavimentar 79,4 km entre os entroncamentos das BR-060 e MS-270, nos municípios de Guia Lopes da Laguna e Ponta Porã.

Segundo a Seinfra, a finalidade do projeto é prever interferências, desapropriação em área rural e verificar os custos. As propostas serão apresentadas entre os dias 25 e 27 de janeiro. Conforme a assessoria de imprensa, não há previsão para início das obras. Mato Grosso do Sul tem 12 mil quilômetros de estradas sem asfalto e 7 mil quilômetros de rodovias pavimentadas.

Mapa mostra projeto de pavimentação em MS, incluindo as quatro rodovias.
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