Cidades

PF prende 17 por tráfico, incluindo dono de farmácia

Redação | 09/12/2009 09:11

A Polícia Federal prendeu 17 pessoas na manhã desta quarta-feira em Ponta Porã e Dourados, em Mato Grosso do Sul, e em cidades do interior paulista. As prisões fazem parte da Operação Sede Campestre, desencadeada para desarticular uma quadrilha de traficantes internacionais de drogas que possui ligações com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

O nome da operação faz alusão a um camping no interior paulista, onde a cocaína era armazenada em chalés e "batizada" (misturada com outras substâncias) para aumentar o volume.

Os nomes dos acusados ainda não foram divulgados. A quadrilha tinha ramificações em Jundiaí, Mirandópolis, São José do Rio Preto, Taubaté, Cabreúva, além de Campinas.

A operação envolveu pelo menos 50 policiais federais nos dois estados e foi coordenada pela delegacia da PF em Ponta Porã e pela Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.

De acordo com o serviço de comunicação social da PF, a quadrilha era formada por brasileiros e paraguaios que agiam em Pedro Juan Caballero e em Ponta Porã, bem como em São Paulo, onde a droga era recepcionada por membros do PCC, processada e distribuída para compradores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em Ponta Porã, a PF prendeu o dono de uma farmácia que usava o estabelecimento para fazer a movimentação financeira da organização criminosa com o objetivo de ludibriar a ação policial.

O "comerciante" já tinha sido preso em flagrante pela Polícia Federal por envolvimento com um carregamento de 800 kg de cocaína. A data dessa prisão não foi divulgada.

Esse é o segundo proprietário de farmácia preso nos últimos 60 dias em Ponta Porã por envolvimento com o tráfico internacional de drogas.

Além dos 17 mandados de prisão, a PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã, que também determinou o bloqueio de contas correntes dos integrantes da quadrilha. Conforme e a Polícia Federal, em Mato Grosso do Sul os andados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Ponta Porã e Dourados.

Em São Paulo, a PF cumpriu mandados em Araçatuba, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Nos siga no Google Notícias