Cidades

PF dá prazo para índios desocuparem fazenda em Miranda

Redação | 30/03/2010 18:53

A PF (Polícia Federal) deu prazo para os 300 indígenas que ocupam há seis meses a fazenda Petrópolis, em Miranda, deixarem o lugar até o dia 8 de abril.

Isso, se o STF (Supremo Tribunal Federal) não acatar uma liminar protocolada pelo MPF (Ministério Público Federal) e Funai (Fundação Nacional do Índio), que pede mais prazo para eles permanecerem no local.

De acordo com o ex-superintendente e funcionário da Funai, Jorge Antônio Neves, a liminar pede que os índios fiquem na fazenda até o fim da colheita, que acontece no mês de maio.

Contudo, se a decisão do STF não sair até o dia 8, eles devem abandonar a fazenda que pertence ao ex-governador Pedro Pedrossian.

Hoje, 20 agentes da PF de Campo Grande estiveram no local para fazer a reintegração de posse. Os índios pediram dois dias.

A conversa entre a polícia e as lideranças indígenas começou às 10h e terminou por volta das 14h. Os índios fizeram questão de mostrar que não depredaram a sede da fazenda, conforme acusação de um advogado de Pedrossian.

Há duas semanas os índios chegaram a pedir mais prazo para deixar o local, em reunião com representantes da fazenda. Eles alegavam, assim como agora, que antes queriam fazer a colheita, mas não houve acordo.

A área plantada é de 35 hectares. A fazenda tem 3 mil hectares e índios reivindicam um terço da área, alegando ser indígena. Eles chamam a área de "Aldeia Mãe Terra".

Nos siga no Google Notícias