Cidades

Pesquisadores de MS se destacam em premiações nacionais

Redação | 03/11/2008 16:18

Dois projetos de pesquisa desenvolvidos por professores-doutores de Mato Grosso do Sul estão entre os semifinalistas da quarta edição do Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação.

Adilson Beatriz e Eduardo José de Arruda são dois dos 19 semifinalistas de todo o país. Os finalistas serão divulgados nas cerimônias regionais em Salvador, no dia 06, e em São Paulo, no dia 18.

O anúncio dos vencedores será realizado na cerimônia final de premiação na capital paulista. Cada vencedor receberá prêmio no valor de R$ 50 mil para viabilização do projeto, além de certificado e troféu.

Adilson Beatriz desenvolveu projeto para aproveitar o glicerol, resultante da produção de biodiesel, para fabricar remédios contra doenças como hipertensão e Aids. Já José de Arruda concorre com proposta para controlar a reprodução de larvas do mosquito da dengue.

Aproveitamento de glicerol - Doutor em Química pela Universidade de São Paulo - USP e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Adilson Beatriz desenvolveu um projeto que prevê a geração de estratégias para o aproveitamento do glicerol resultante da produção de biodiesel na região Centro-Oeste.

Segundo o pesquisador, com o uso de enzimas específicas, é possível transformar o glicerol em compostos químicos de interesse da indústria farmacêutica, para produção de remédios para combater a hipertensão e a AIDS, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias