Cidades

Pesquisadora deu metade do valor de projeto em cheques sem fundo, diz Fundação

Gabriel Neris | 18/02/2013 16:42

A pesquisadora que utilizou irregularmente a conta da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) emitiu cheques que somados os valores chegam a 50% a mais do recurso repassado para a conclusão de um projeto. Os valores e o nome da pessoa e a instituição pública vinculada à pesquisa não foram divulgados.

A Fundect está com o nome sujo há pelo menos duas semanas. Comunicado na página da fundação na internet informa que a pesquisadora utilizou a conta destinada a atender projeto de pesquisa irregularmente. A fraude gerou problemas para a execução dos projetos.

O diretor administrativo da fundação, Arthur Vieira dos Santos, disse que a instituição vinculada ao projeto de pesquisa será acionada. Ele explica que a pesquisadora deveria ter prestado contas em dezembro de 2011. O prazo foi estourado e a Fundect passou o ano passado pedindo as prestações. Arthur também diz que a pesquisadora deveria ter encerrado a conta da fundação.

“A Fundect é um órgão de fomento, recebe recursos do estado e de empresários e repassa estes recursos”, conta.

Os recursos são distribuídos e os pesquisadores assinam um termo de compromisso, e devem prestar contas após o término de conclusão da pesquisa, além de apresentar o resultado e encerrar a conta da fundação.

O diretor administrativo afirma que a pesquisadora não se manifestou ao longo deste período. “Com a conta aberta, os cheques estão sendo utilizados indevidamente”. Como a pesquisadora não apresentou o resultado do projeto, a Fundect desconfia que não houve a conclusão do trabalho. Neste caso, a pesquisadora terá que devolver o repasse na íntegra. “Não tenho recordação de projetos que tenham sido devolvidos. É a primeira vez que vejo uma situação como esta”, diz.

Arthur afirmou que a pesquisadora foi acionada a se manifestar, e a fundação está estudando medidas administrativas e judiciais.

Nos siga no Google Notícias