Cidades

Pesquisa revela aumento no número de pessoas com hipertensão no País

Gabriel Neris | 26/04/2013 07:09

Hoje (26) é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que a proporção de diagnósticos com hipertensão arterial aumentos nos últimos cinco anos, de 21,6% para 23,3%.

Os dados fazem parte da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). A Vigitel é realizada de forma anual, desde 2006, pelo Ministério da Saúde, com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da USP (Universidade de São Paulo).

Conforme a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres. O aumento se deve ao maior acesso da população ao diagnostico na atenção primária de saúde. Segundo a pesquisa, as mulheres procuram o diagnóstico na atenção básica.

O estudo ainda aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnostico é marcada na população feminina. Enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnostico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com 12 ou mais anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, diversas estratégias de saúde pública estão sendo implementadas para prevenir e controlar a hipertensão arterial. Entre as ações estão formulação de diretrizes de hipertensão arterial, prevenção de doença cardiovascular e doença renal crônica e assistência farmacêutica.

Nos siga no Google Notícias