Cidades

Pesquisa encontra os dois extremos da vulnerabilidade social no estado

Ricardo Campos Jr. | 01/09/2015 16:27
Mapa mostra vulnerabilidade social no estado. Quando mais perto da cor azul escura, melhores são os acessos aos serviços básicos (Foto: reprodução)
Mapa mostra vulnerabilidade social no estado. Quando mais perto da cor azul escura, melhores são os acessos aos serviços básicos (Foto: reprodução)

Mato Grosso do Sul concentra dois dos três municípios da região Centro-Oeste que tiveram índices muito altos de vulnerabilidade social, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com dados de 2010. Conforme o levantamento, em Japorã e Tacuru é ausente ou insuficiente o acesso a infraestrutura urbana, capital humano e renda de trabalho, elementos que, em tese, todo cidadão deveria usufruir.

O mapa mostra que Campo Grande aparece entre as cidades com baixo índice de vulnerabilidade, enquanto São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul estão em situação privilegiada, sendo os únicos com taxas muito baixas de exclusão.

A maioria das cidades do estado apresentou índices medianos. Comparando os valores obtidos em 2000 com os de 2010 tem-se que as cidades na região oeste do estado apresentaram maiores reduções nas taxas de vulnerabilidade junto com os municípios ao norte de Goiás e algumas localidades de Mato Grosso.

Conforme o Ipea, 14% dos municípios de Mato Grosso do Sul tiveram evolução positiva nos índices. O aumento no acesso aos serviços básicos fez com que o Centro-Oeste saísse da zona de alta vulnerabilidade para a média vulnerabilidade.

Em 2000, conforme a pesquisa, grande parte dos municípios brasileiros expressava realidade de alta vulnerabilidade social. A exceção ficava por conta de alguns municípios na região Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e região central de MS, onde eram considerados medianas as taxas de acesso a renda e trabalho.

Nos siga no