Cidades

Pescadores são presos com 702 kg de pescado em Coxim

Redação | 16/03/2010 19:36

Na tarde de hoje, por volta das 14h, a PMA (Polícia Militar Ambiental) prendeu os pescadores João Aparecido de Souza, 54 anos e José Firmino Nogueira, 48, por terem pescado 702 quilos de peixes no Pesqueiro Braz, em Coxim. Cada um deles recebeu multa de R$ 14 mil.

Conforme a PMA, foram apreendidos 517 quilos de pintado, 175 de jaú e 11 de cacháras. A polícia informou que João e José usavam arpão e malha (materiais proibidos por lei) para capturar as espécies de peixes.

Após capturar o pescado, a dupla revendeu os peixes para o comerciante Jadir Meneguetti, dono de uma peixaria. Questionado sobre a pesca, ele sonegou informações e disse ter recebido apenas 579 quilos, não sabendo a forma como os peixes foram retirados do rio. Por isso ele recebeu multa de R$ 24 mil.

Os peixes foram doados para instituições de caridade em Coxim.

Durante a apreensão, o fator que mais chamou a atenção dos policiais foi o uso de sal para camuflar o pescado. Outro modo de burlar a fiscalização foi o corte na boca das espécies, deixando transparecer que elas haviam sido fisgadas por anzol.

O comerciante e os pescadores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária de Coxim. (Colaborou Maikon Leal, do Coxim Agora).

Nos siga no Google Notícias