Cidades

Peró faz proposta para que acadêmicos deixem prédio

Redação | 22/08/2008 20:57

O reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Manoel Catarino Peró resolveu negociar com os acadêmicos a desocupação do prédio da reitoria, em troca do adiamento das eleições para reitor, marcada para a próxima segunda-feira.

O comunicado foi feito aos acadêmicos por meio do assessor de reitor, Ademar Macedo, e do chefe de gabinete da reitoria, Robert Schiaveto de Souza.

Segundo o que eles informaram ao Campo Grande News, Peró  aceita adiar as eleições marcadas para o dia 25, caso os acadêmicos deixem o prédio e retirem todas as barracas instaladas em torno da reitoria, até o meio-dia deste sábado. 

Peró promete ainda reconvocar o Coun (Conselho Universitário) para discutir o processo eleitoral. 

Em resposta, os acadêmicos se reuniram em assembléia para tirar uma posição, mas definiram que querem só aceitam a proposta mediante um documento assinado pelo reitor.  

Invasão - Até hoje, os estudantes só estavam acampados no acesso à reitoria, mas no final da tarde entraram no prédio. A invasão ocorreu por volta das 17 horas, após os alunos retirarem os pinos da porta que separa a recepção da reitoria, onde permancem acampados.

Os alunos, cerca de 40 acadêmicos, optaram por permanecer no saguão e bloquearam a escada que dá acesso ao gabinete.

 

A Polícia Federal foi acionada por haver denúncia de que houve danos ao prédio com a ocupação. Após verificar as condições do prédio, o delegado da PF, Marcius Fernando, avaliou que não houve dano ao local. 

O delegado disse ainda, que a PF deve investigar a denúncia feita pelos acadêmicos de que houve retirada de documentos de dentro da reitoria por parte de funcionários durante a invasão. 

Nos siga no Google Notícias