Cidades

Parlamento Jovem de MS realiza eleição dos novos representantes

Vinícius Squinelo | 04/11/2013 23:38

Nesta terça-feira (5), estudantes vão às urnas para escolher representantes que integrarão a 4ª edição do Parlamento Jovem. A campanha deste ano envolve 32 candidatos - alunos do primeiro e segundo anos - de 17 escolas de Campo Grande, sendo 11 da rede estadual de ensino e seis particulares. O Parlamento Jovem da Assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul foi criado em 2005 e já capacitou 90 deputados estudantes. O resultado da eleição de amanhã será anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), no dia 5 de dezembro.

O Parlamento Jovem foi criado por meio da Resolução 026/2005, de autoria do primeiro secretário da Casa de Leis, Antônio Carlos Arroyo (PR), e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes no âmbito do Legislativo Estadual. O projeto dispõe de 24 vagas, com o mesmo número de suplentes. O tempo do mandato é de um ano. Após o resultado da eleição, os novos deputados estudantes serão diplomados, passarão por uma semana de capacitação na Assembleia Legislativa e participarão de reuniões mensais na Casa de Leis, entre outros eventos. Caberá ainda aos jovens parlamentares a formulação de projetos de lei que, se forem apadrinhados pelos deputados estaduais, podem se tornar leis.

A Coordenação do Projeto é da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo, afirma que é muito importante que os jovens sejam inseridos desde cedo na política, bem como suas famílias, para aprenderem um pouco mais sobre o processo político existente. "A família é a primeira classe política que participamos, por isso, além dos jovens estarem inseridos como deputados-estudantes, estamos convidando a família para ter conhecimento do que seus filhos estão aprendendo aqui no Parlamento. São muito importantes o conhecimento e conscientização da família para este projeto dar certo", reiterou Clarice.

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